Reconhecido pela Portaria no. 421, de 04/02/2005, do MEC.
Duração: 4 anos – 8 semestres letivos
O curso é um bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Em sua proposta pedagógica, no entanto, a formação é ampliada para o aprendizado da Comunicação Integrada e do Marketing, sendo que a Publicidade e Propaganda é apenas uma das ferramentas estudadas.
Esta visão mais abrangente que o curso estabelece está em total sintonia com as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo MEC e com as demandas do mercado de trabalho atual, em que se valoriza o profissional com perfil de gestor, capaz de implementar ações de comunicação e de conectá-las com as estratégias de mercado das empresas.
Assim, a estrutura curricular contempla um conjunto diversificado de disciplinas, aliando teoria e prática, tais como Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa, Gestão de Eventos, Comunicação Empresarial, Fotografia, Produção audiovisual, Marketing Digital, dentre outras. A presença das disciplinas de Projeto Integrador Multidisciplinar, em todos os semestres letivos, é um diferencial do Curso, assegurando ao aluno a possibilidade de desenvolver projetos aplicados, sob supervisão de professores orientadores.
O perfil do concluinte do curso é de um profissional que não se limita a conhecer e a saber utilizar ferramentas de Publicidade e Propaganda, mas sim que pensa a comunicação e o marketing como processos complexos e conectados com a gestão empresarial como um todo. O mercado de trabalho, portanto, é bastante amplo, envolvendo desde empresas especializadas em comunicação (como agências, veículos, empresas prestadoras de serviços na área), como também o contexto de negócios, como um todo. Isso porque, nos tempos atuais, não há organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pública ou privada, que possa sobreviver e prosperar sem contar com a mente criativa e focada em resultados do profissional de comunicação.
Os professores do curso são profissionais com reconhecida atuação no mercado mineiro, sendo, em sua maioria, mestres e doutores, com rico portfólio de trabalhos nas áreas de comunicação e marketing. Quanto à infraestrutura, as aulas são ministradas em salas modernas, arejadas e confortáveis. A biblioteca é um espaço bem planejado para estudos e conta com livros e revista específicas da área. Há também um laboratório multimídia exclusivo para o curso e bem equipados laboratório e estúdio de audiovisual, onde são ministradas as aulas práticas de fotografia, produção audiovisual, laboratório de áudio e laboratório de imagens em movimento. Os alunos ainda contam com monitorias gratuitas de computação gráfica, para aprendizagem dos softwares específicos da área de comunicação, e podem estagiar na agência experimental do Curso, a Propagare, que presta serviços em comunicação e marketing para o mercado.
Conheça mais sobre o curso e tire suas dúvidas com a coordenadora, Profa. Fernanda Motta, pelo e-mail fernandavasc@gmail.com
GRADE CURRICULAR:
GRADE CURRICULAR:
CORPO DOCENTE:
Akemi Ishihara Alessi
Formação: Desing Gráfico | UFMG| 1995 – 1999
Especialização em Novas Tecnologias em Educação e Treinamento | UNI – BH | 2002 – 2002
Disciplina: Produção Gráfica, Projeto Integrador, Mercado Profissional
Alessandra Maria Alves
Formação: Comunicação Social | Newton Paiva | 1995 – 1999
Especialização em Gestão Estratégica de Negócios | UFMG | 2001 – 2002
Especialização em Gestão Estratégica da Informação | UFMG | 2004 – 2005
Mestrado em Ciências da Informação | UFMG | 2009 – 2011
Disciplina: Comunicação Empresarial
Ciro Guedes Neiva Júnior
Formação: Publicidade e Propaganda | UNI – BH | 2002 - 2005
Especialização em Imagens e Culturas Midiáticas | UFMG | 2006 - 2007
Disciplina: Redação Publicitária
Cláudia de Lourdes Abreu
Formação: Letras | Unifemm | 1990 – 1992
Mestrado em Estudos Literários | UFMG | 1998 – 2001
Disciplina: Comunicação e Cultura
Eduardo Lopes Passos
Formação: Publicidade – FUMEC – 1998 – 2001
Especialização em Cinema – PUC – 2003 – 2003
Disciplina: Produção Audiovisual
Fernanda Miranda Vasconcellos Motta
Formação: Comunicação Social – PUC – 1992 – 1995
Mestrado em Administração – UFMG – 1997 – 2000
Disciplinas: Comportamento do Consumidor, Teorias da Comunicação
Flávia Cristina Pellegrini Dias
Formação: Comunicação Social | FUNDAC-BH | 1998 – 2002
Especialização em Gestão Estratégica de Marketing | UFMG | 2005 – 2006
Disciplina: Planejamento Estratégico de Mídia, Atendimento e Planejamento e Cerimonial e Organização de Eventos
Ítalo Domingos Santirocchi
Formação: História | UFMG | 1997 – 2000
Mestrado em História | Pontificia Universidade Gregoriana – Itália | 2001 – 2002
Doutorado em História | Pontificia Universidade Gregoriana – Itália | 2005 – 2010
Disciplina: Comunicação e Cultura
Júlio Cesar Alessi de Carvalho Lafeta
Formação: Desenho Industrial – UEMG – 1997 – 2001
Especialização em Formação em Ensino à Distância – UNB – 2002 – 2004
Mestrado em Artes – UFMG – 2008 - 2010
Disciplina: Fotografia, Projeto Integrador, Laboratório de Imagens em Movimento
Kaori Ishihara Tamekuni
Formação: Desenho Industrial – 1998 – 2001 – UEMG
Especialização em Comunicação: Novas Tecnologias e Hipermídia – 2002 – 2002 – UNI -BH
Disciplina: Laboratório Internet, Gestão do Composto Promocional e Semiótica
Marcos da Silva Araújo
Formação: Comunicação Social – UFMG – 1992 – 1995
Especialização em Gestão Estratégica em Marketing – UFMG – 1997 – 1998 Especialização em Marketing – University of Toronto / Canadá – 2009 – 2010
Mestrado em Ciências da Informação – UFMG – 2003 - 2005
Disciplina: Marketing de Relacionamento, Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva
Nídia Cecília Mendes Magela
Formação: Comunicação Social – Faculdades Promove – 2003 – 2007
Especialização em Design Gráfico – Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora – 2007 – 2009
Disciplina: Redação para Mídias Digitais
Rodrigo Sales Garcia Moreira
Formação: Administração – UFMG – 1990 – 1994
MBA em E-Commerce – UNA – 2000 – 2001
Dicisplina: Marketing Digital
Suellen Maria Silva e Lima
Formação: Comunicação Social | Faculdade Promove de Sete Lagoas | 2003 – 2006
Especialização em Gestão de Marcas e Identidade Corporativas | PUC | 2010 – 2010
Disciplina: PIM 1, PIM 2 e Estudos de Linguagem Visual
Wagner Cardoso Silva
Formação: Ciências Econômicas | Fundação Universidade de Itaúna | 1998 -2003
Especialização em Direito Público | Faculdade de Direito de Ipatinga | 2004 – 2005
Disciplina: PIM 3 e PIM 5