Duração: 2 anos – 4 períodos
A gestão sócio-ambiental é o caminho para as organizações que decidiram assumir responsabilidade social e adotar as melhores práticas para tornar mais sustentáveis seus processos produtivos. Além disso, as crescentes restrições dos mercados exigentes e as aparentes ameaças da legislação ambiental fazem dessa uma das áreas que mais cresce atualmente. Devido à crescente demanda pelo mercado, o curso de Gestão Ambiental da Faculdade Promove foi desenvolvido para formar profissionais que possam atuar de forma plena e inovadora atividades na área da gestão ambiental.
Permite uma formação voltada para a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. O profissional graduado em gestão ambiental terá também conhecimentos associados à técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
CORPO DOCENTE
Alexandre Bahia Gontijo
Formação: Ciências Biológicas | UFOP | 2002 – 2006
Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais | UFOP | 2007 - 2009
Disciplina: Biodiversidade, PIM
Luciana Machado
Formação: Direito | UNIFEMM |1997 - 2001
Especialização em Direito Ambiental | UGF | 2002
Mestrado em Direito Público | PUC | 2005 - 2007
Disciplina: Direito Ambiental
Helena Cristina Pereira dos Reis
Formação: Administração | Unifemm | 2001 – 2004
Especialização em Gestão Estratégica de Negócios | PUC | 2007 – 2008
Especialização em Gestão Estratégica de Marketing | PUC | 2005 – 2006
Mestrado em Administração | FUMEC | 2007
Especialização Docência Educação Profissional | SENAC Minas | 2011
Disciplina: Marketing Ambiental
Flavio Siqueira de Castro
Formação: Licenciatura em Ciências Biológicas | PUC Minas | 2002
Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais | DEBIO/ICEB/UFOP
Disciplina: Política, Licenciamento e Impacto Ambiental do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental
Márcia Silva Leão
Formação: Geografia | Unifemm | 2000 – 2003
Mestrado em Geografia Análise Ambiental | UFMG | 2006 - 2008
Disciplina: PIM, Avaliação de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)
Paulo Eduardo de Aquino Ribeiro
Formação: Química | UFMG | 1999
Especialização Gestão Ambiental | FUMEC | 2005
Mestrado em Química | UFMG | 2002
Disciplina: Gerenciamento de Resíduos
Clênio Alves de Abreu
Formação: Matemática | UNIFEMM | 2001 - 2004
Pós em Engenharia de Processos | IETEC | 2006
Disciplina: Métodos Quantitativos
Pedro Navarro Cardoso Vale
Formação: Bacharel em Geografia | UFV | 2005 - 2008
Mestrando em Produção Vegetal | UFOP | 2008 - 2010
Disciplina: Planejamento e Conservação Ambiental, Fundamentos de Pedologia
Caio de Oliveira Moreira
Formação: Engenharia Agrônoma | UFVJM | 2003 - 2007
Mestrado em Produção Vegetal | UFVJM | 2008 - 2010
Disciplina: Gestão de Recursos Hídricos